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Abraçando as Americas
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Antônio Cesar
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   ENTENDA nossas RODOVIAS

DECIFRANDO A LINGUAGEM DE NOSSAS ESTRADAS

Dia desses, conversando com meu amigo Shane, de São Paulo, que me deu o prazer de uma visita quando passava aqui por Florianópolis com sua GoldWing 97, muito bem cuidada, lá pelas tantas ele começou a me falar sobre a razão da nomenclatura, iniciais e da numeração das estradas, o que me fez refletir sobre a necessidade de repassar esta informação aos meus amigos e todos aqueles que visitam o site.
Além do que por ele me foi dito, busquei ampliar as informações, através da internet, de molde a poder repassar-lhes o máximo de informações, como adiante podem ler.
Comumente preparamos nossas bagagens, vistoriamos nossas motos, conferimos a documentação necessária e rumamos para alguma estrada a fim de relaxar, de curtir as paisagens, enfim, de afastar, de qualquer maneira, o estresse do dia a dia.
No entanto, embora já tenhamos rodado muitos e muitos quilômetros, nunca nos preocupamos em DECIFRAR O NOME DAS ESTRADAS, quer dizer, nunca nos preocupamos em saber sobre a identificação da estrada, a qual pode nos fornecer informações valiosíssimas e seguramente nos facilitará a chegada ao objetivo.
Sugiro que antes de mais nada você pegue um mapa rodoviário para melhor poder entender o que direi adiante.

Pegou? Então Ok. Vamos lá!

Porque uma estrada é identificada por duas letras: BR ou SC, PR, RS, etc., seguidas de três algarismos?
O que quer dizer tudo isso é o que vamos tentar responder agora.

RODOVIAS FEDERAIS

A NOMENCLATURA
Uma Rodovia Federal é facilmente identificada por sua nomenclatura, definida pela sigla BR, seguida de três (3) algarismos.
O primeiro algarismo indica a categoria da rodovia, os dois outros definem a posição, tomando por base a Capital Federal e os limites do País: norte, sul, leste e oeste.

As Rodovias Federais (BR), são divididas em 5 (cinco) tipos:
- RADIAIS: BR-0xx – partem da capital federal em direção aos extremos do país.
- LONGITUDINAIS: BR-1xx - rodovias que cortam o país na direção Norte-Sul.
- TRANSVERSAIS: BR-2xx - rodovias que cortam o país na direção Leste-Oeste.
- DIAGONAIS: BR-3xx - podem apresentar dois modos de orientação: Noroeste-Sudeste ou Nordeste-Sudoeste.
- DE LIGAÇÃO: BR-4xx - rodovias apresentam-se em qualquer direção.
- Existem 2 rodovias com a nomenclatura: BR-6xx - Estas são de pouca extensão. (BR-600  e  BR-610)
Vamos ver mais detalhadamente cada uma delas:

As RADIAIS, são aquelas que afastam ou aproximam os usuários da Capital Federal. Observe que o sentido de quilometragem parte do Anel Rodoviário de Brasília em direção aos extremos do país e tem o quilometro zero de cada Estado no ponto da rodovia mais próximo da Capital Federal. São sempre identificadas por BR-xxx.
Sua nomenclatura será sempre BR-0xx (0 + um número com dois caracteres). Exemplificando: BR-010, BR-040, etc.
O primeiro algarismo é "0".
Os dois seguintes variam entre 10 e 90, sempre nos múltiplos de dez e no sentido horário. Exemplo: BR-040.

Foram planejadas 9 rodovias federais radiais, sendo que uma delas aguarda construção.

Rodovia Sentido Extremidade Extensão
BR-010 Norte Belém, PA 1.954,1 km
BR-020 Nordeste Fortaleza,CE 2.038,5 km
BR-030 Leste Barra Grande, BA 1.158,0 km
BR-040 Sudeste Rio de Janeiro, RJ 1.178,7 km
BR-050 Sul Santos,SP 1.025,3 km
BR-060 Sudoeste Bela Vista,MS 1.329,3 km
BR-070 Oeste Cáceres, MT 1.317,7 km
BR-080 Noroeste Uruaçu, GO 228,3 km
BR-090 Ficou apenas no Projeto (Ligação Brasília ao extremo norte do país)

 

 

 

 

 

 

 


As LONGITUDINAIS são as que ligam Cidades ou Estados, cortando o território nacional na direção NORTE-SUL. Essas são bem conhecidas. Ao consultarmos os mapas veremos que aparecem na posição VERTICAL e são identificadas como BR-1XX (1 + um número com dois caracteres). Exemplificando: as famosas BR-101, BR-116.

A quilometragem destas rodovias é medida no sentido NORTE-SUL. As únicas exceções deste caso são As BR-163  e  BR-174, que têm o sentido de quilometragem do SUL para o NORTE.
A numeração varia de 00 a 50, no trecho que vai do extremo Leste do País até Brasília. Varia de 50 a 99 entre a Capital e o extremo Oeste.
Rodovias Federais LONGITUDINAIS:

BR-101 BR-146
BR-104 BR-153
BR-110 BR-154
BR-116 BR-158
BR-120 BR-163
BR-122 BR-174
BR-135 -


 

 

 

 

 

As TRANSVERSAIS são as que cruzam o território nacional no sentido LESTE-OESTE. A quilometragem dessas rodovias é sempre medida nesse sentido. Verificamos nos mapas que elas aparecem na posição horizontal e são identificadas por BR-2xx (2 + um número com dois caracteres). Exemplificando: BR-210, BR-277.
A numeração de dois caracteres varia de 00 a 50 no trecho que vai do extremo Norte do País até Brasília. Varia de 50 a 99 entre a Capital e o extremo Sul.
Rodovias Federais TRANSVERSAIS:

BR-210 BR-265
BR-222 BR-267
BR-226 BR-272
BR-230 BR-277
BR-232 BR-280
BR-235 BR-282
BR-242 BR-283
BR-251 BR-285
BR-259 BR-290
BR-262 BR-293


 

 

 

 

 

 


 
As DIAGONAIS, como o próprio nome diz, são aquelas que em seu traçado, aparecem inclinadas nos mapas, pois cruzam o país em dois modos de orientação: Noroeste-Sudeste ou Nordeste-Sudoeste. São identificadas por BR-3xx (3 + um número com dois caracteres). Exemplificando: BR-365, BR-307.
A numeração pode variar de 01 a 99.
Rodovias Federais DIAGONAIS:

BR-307 BR-376
BR-316 BR-381
BR-319 BR-386
BR-356 BR-393
BR-364 -



 

 

 

As de LIGAÇÃO, cujo próprio nome já está a indicar que são aquelas que ligam uma rodovia federal a outra, ou ainda a alguma localidade próxima ou as nossas fronteiras internacionais, ou por fim, que não possam ser classificadas em nenhum dos outros tipos. Podem ser identificadas por BR-4xx (4 + um número com dois caracteres). Exemplificando: BR-401, BR-457.
A contagem da quilometragem dessas rodovias de ligação segue do ponto mais ao Norte da rodovia para o ponto mais ao Sul. No caso de ligação entre duas rodovias federais, a quilometragem começa na rodovia de maior importância.
A numeração pode variar de 01 a 99.
Principais rodovias de LIGAÇÃO:

BR-401 BR-476
BR-459 BR-484
BR-463 BR-488
BR-465 BR-493
BR-469 BR-497
BR-470 -

 

 

 


 

 
 

ATENÇÃO PARA ESTES IMPORTANTES DETALHES:

Superposição de Rodovias
Na ocorrência de superposições de duas ou mais rodovias, o que não é raro acontecer, é adotado o número da rodovia que tem maior importância, ou seja, a de maior volume de tráfego. Contudo, já se adota como rodovia representativa do trecho superposto, a rodovia de menor número.

Quilometragem das Rodovias
Importante destacar que a quilometragem das rodovias não é cumulativa entre as Unidades da Federação. Por esta razão, toda vez que uma rodovia adentra ou inicia em uma nova Unidade da Federação, sua quilometragem começa a ser contada a partir de zero. O sentido da quilometragem segue sempre o sentido descrito na Divisão em Trechos do Plano Nacional de Viação, como visto acima.


RODOVIAS ESTADUAIS

As RODOVIAS ESTADUAIS, são identificadas como: SC ou PR ou SP (sempre iniciadas com a sigla da unidade da federação)
Existem dois (2) os tipos de rodovias estaduais:
- RADIAIS
- TRANSVERSAIS

As RADIAIS servem para distanciar ou aproximar o usuário da Capital do Estado e terá número par. Convém esclarecer que a numeração também varia de acordo com o ângulo que ela está, em relação a posição da Capital. Ex: a SP-330 (Anhangüera) serve para aproximar ou distanciar de São Paulo e está a 330º da cidade.

As TRANSVERSAIS - Se a rodovia passar perpendicularmente à Capital, levará número ímpar. Varia também, de acordo com a distância aproximada que está da capital. Ex: a SP-55 (Cubatão - Guarujá) passa perpendicularmente à São Paulo (capital) e por isso leva número ímpar. O número 55 é porque o ponto da rodovia mais próximo da capital está a aproximadamente 55 km de distância da cidade.

Amigos, espero que tenham entendido um pouco de nossas estradas e as informações que elas podem nos oferecer através da simples leitura de suas nomenclaturas.
Talvez em algum momento de nossa viagem, ou passeio, tais informações nos possam ser úteis.
Até a próxima!




 
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