A garupa deve estar sempre confortável e feliz, para que a vigem seja agradável e proveitosa, caso contrário, será problema na certa.
Para que a garupa não se sinta "meio fora da viagem", importante atribuir-lhe algumas tarefas, as quais irão distraí-la ao longo do trajeto.
Tirar fotografias
anotar distâncias
fazer o diário de bordo
anotar despesas
informe-se do trajeto a ser seguido, visualizando no mapa as localizações
dê suas sugestões antes e durante a viagem, embora caiba ao piloto tomar as decisões
oriente-se, com antecedência, como deverá se comportar na garupa (caso não esteja habituada)
não usar agasalhos em excesso, pois o calor provoca sono
antes de sair e nas paradas, procure fazer alguns exercícios de alongamento
levar documentos pessoais, cartões de crédito, preferencialmente no bolso impermeável da jaqueta
use sempre a balaclava, além de prender os cabelos evita suor excessivo no capacete
leve uma cópia das chaves da moto (poderão ser muito úteis)
máquina fotográfica, preferencialmente bem à mão para fotografar momentos especiais
procure prender a máquina fotográfica no punho quando for fotografar, pois poderá perdê-la no caminho
se não dispuser de comunicador entre piloto e garupa, combine alguns sinais, isso facilita e aumenta a segurança
evite falar ou sinalizar o piloto quando em curvas e ultrapassagens, pois irá tirar-lhe a concentração (risco)
um bloco e uma caneta à mão serão de grande valia
use sempre roupas apropriadas, ainda que esteja calor, são a sua segurança (capacete, jaqueta, luvas e botas)
uma roupa chamada "segunda pele", que mantém a temperatura do corpo e utilizada por baixo da camiseta, em dias frios será um bom complemento como agasalho
não esqueça uma roupa de chuva, caso sua jaqueta não seja impermeável
AVISE, não esqueça, AVISE sempre o piloto antes de subir ou descer da moto, pois do contrário é tombo certo